AçõesNotícias

Série “Pega a Visão” orienta jovens sobre mercado de trabalho e empreendedorismo

Por 29 de agosto de 2020setembro 13th, 2020Sem comentários

Diante das mudanças recentes no mercado de trabalho, especialmente aquelas que surgiram com a pandemia do novo coronavírus, muitos jovens enfrentam o desafio de se inserirem nas oportunidades. Para ajudá-los nessa fase, a série “Pega a visão: um novo olhar sobre trabalho para as juventudes” começará a ser veiculada online, nesta quarta-feira (29), às 15h, com oito episódios semanais que pretendem orientar esse público a iniciarem a vida profissional. A iniciativa, que faz parte das ações promovidas pela Aliança NEO Brasil, será disponibilizada gratuitamente e fornecerá certificação para aqueles que assistirem a mais de 75% das aulas. 

A série original NEO Brasil conta com aulas ministradas ao vivo – em ambiente virtual, no canal do YouTube do Instituto Aliança, e na TV Pernambuco (Região Metropolitana do Recife canal 46.1, Caruaru canal 12.1, Petrolina canal 13.1) – e visa apoiar os jovens na sua inserção produtiva, em tempos de coronavírus. “A pandemia e a quarentena provocaram  mudanças em todas as esferas da realidade, em especial no mundo do trabalho. Nesse contexto, surgiu a ideia de promover esta série NEO, para dar aos jovens uma nova perspectiva das mudanças e desafios que eles terão que enfrentar para ajustar seu projeto de vida e carreira, seja no mercado formal ou empreendendo um negócio”, esclarece a coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar.

Coordenadora geral do NEO Brasil, Neylar Vilar, media primeiro episódio da série online

Dividida em duas temporadas, as capacitações semanais são transmitidas através de lives, toda quarta-feira, às 15h, até o dia 16 de setembro. Além dos palestrantes, as aulas online contam também com a presença de jovens, garantindo a eles lugar de visibilidade e empoderamento. De julho à agosto, a primeira temporada concentra lives focadas no mercado de trabalho formal, onde serão compartilhadas estratégias adaptadas ao novo cenário mundial de pandemia – com lições sobre “Mercado de Trabalho”, “Recrutamento e seleção remotos”, “Habilidades essenciais do ‘novo normal’” e “Competências digitais”.

Já a segunda temporada, no ar de agosto à setembro, será para orientar os jovens sobre as competências do empreendedor, com os temas “Empreendedorismo”, “Como montar plano de negócios”, “Como conseguir financiamento” e “Mulher e empreendedorismo em um mercado machista”. “O intuito da última fase é prestar serviço para o jovem, de modo que ele possa perceber, no cenário de pandemia, quais são as possibilidades reais”, afirma a consultora da Calazans Consultoria e especialista em Empregabilidade Juvenil, Carolina Conde. 

Todos os palestrantes convidados passaram por alinhamento metodológico prévio, a fim de garantir a melhor metodologia de ensino moldada ao ensino remoto, e com linguagem atrativa ao público-alvo.

Quem não conseguiu assistir aos episódios ao vivo, pode acessar no canal posteriormente, os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Aliança. Confira abaixo:

[TEMPORADA 1 – JULHO À AGOSTO]

Episódio 01 (29/07):
DEUS ME LIVRE MAS QUEM DERA – UM PAPO SOBRE MERCADO DE TRABALHO
Convidadas: Solange Leite e Ilma Oliveira (Instituto Aliança) / Mediadora: Neylar Vilar (NEO/IA) 

Episódio 02 (05/08):
NA DÚVIDA, É SÓ OLHAR PARA O ESPELHO! – UM PAPO SOBRE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO REMOTOS
Convidados: Jannine Calixto e Fabiana Assunção (Consultoras de RH) / Mediadora: Carla AbIgail (SENAI PE)

Episódio 03 (12/08):
DISSEMINANDO O VÍRUS DAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS –UM PAPO SOBRE HABILIDADES ESSENCIAIS DO “NOVO NORMAL”
Convidadas: Daniele Salomão (Grupo Energisa ) e Claudia Sansil (IFPE/SENAI) / Mediadora: Maria Medeiros (SEE-PE) 

Episódio 04 (19/08):
BUGUEI! ATIVA O CHAT QUE VAMOS CONVERSAR: UM PAPO SOBRE COMPETÊNCIAS DIGITAIS
Convidada: Juliana Araripe (Cesar School) / Mediadora: Karla Valeriano  (EDULIVRE)