Notícias

Aliança NEO Brasil discute aprendizagem em fórum online

Por 10 de setembro de 2020setembro 14th, 2020Sem comentários

O II Fórum Aliança NEO Brasil ocupou a manhã desta quinta (10) com muita conexão e novidades. Realizada em formato virtual e transmitido através do canal do Instituto Aliança no Youtube, esta edição do evento trouxe o tema A Lei é Legal: Diálogos sobre Aprendizagem, e reuniu empresários, representantes de instituições de ensino e jovens em busca de experiência profissional. Além de esclarecer dúvidas sobre a contratação de aprendizes e relembrar os benefícios socio-econômicos de se cumprir a Lei da Aprendizagem, o encontro online contou com depoimentos emocionantes de jovens cujas carreiras profissionais foram iniciadas através do programa de educação profissional.

Durante a transmissão ao vivo, cerca de 200 pessoas assistiram e interagiram por meio do chat, dentre elas representantes dos Senai Cabo, Caruaru e Santo Amaro, da escola de referência Presidente Tancredo Neves, localizada na cidade de Belém de Maria, da ETE Governador Eduardo Campos, em São Lourenço da Mata, e também de empresas como a Bauminas Química N/NE, a Mauricéa Alimentos e a rede de supermercados Todo Dia. Um ambiente rico e propício para a troca de informações e contatos, impulsionando, assim, as possibilidades de contratação de aprendizes por empresas pernambucanas.

O fórum iniciou com o painel trazendo experiências de sucesso nas empresas, com falas de Paulo Cruz, Gerente de Pessoas e Organização da Tecon Suape, e Márcia Matias Gomes de Almeida, Gerente de Gestão de Pessoas do Grupo Magazine Luiza. “Nos últimos 12 meses já contratamos sete jovens aprendizes, mesmo durante esse período de pandemia. Inclusive, na área de gestão da Tecon, o coordenador de manutenção foi jovem aprendiz também. Na minha perspectiva, o jovem consegue agregar muito, e podemos ir moldando de acordo com que buscamos para o nosso negócio”, compartilhou Cruz.

A realidade da Magazina Luiza não foi diferente, pois, mesmo com os entraves econômicos ocasionados pelo novo coronavírus, a empresa foi capaz de efetivar 81 jovens no seu quadro de funcionários. “Temos história de jovens que saíram de situação de vulnerabilidade social e que hoje são gerentes de loja. Então eles fazem um plano de carreira. Mas não é só a empresa abrir as portas, os jovens também querer fazer sua parte, contribuir com o social, e contribuir para sua própria melhoria de vida”, pontuou Márcia em sua fala. Empenho este que foi visto através do depoimento de Stevenson Homcy Filho, técnico em Mecânica, com carreira de quatro anos na Tecon Suape, iniciada pelo programa de aprendizagem: “Eu já estou quase formado engenheiro, e se não fosse esse programa eu não teria o que eu tenho hoje, não teria estudado. Quando temos essa oportunidade, nós seguimos um caminho, temos um rumo”.

Brenda Nicole Lessa, atualmente jovem aprendiz na Cetrus Diagnósticos, também estava presente e compartilhou sua trajetória de vida e profissional. A jovem foi resgatada do trabalho infantil e agora integra o programa de aprendizagem, com apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “Com o Programa de Aprendiz e estando na Cetrus, eu consegui me desenvolver mais ainda, aprender novas coisas, ajudar minha família, e consegui ingressar na faculdade. Eu acho muito importante que mais empresas façam parte desse programa, porque não ajuda somente os jovens, mas sim toda a família”, ela disse, partilhando sua vivência.

A manhã terminou em esclarecimentos, direcionados aos empresários, sobre as regras para se contratar jovens aprendizes, com a auditora Fiscal do Trabalho, Simone Brasil. Além disso, houve o lançamento oficial do Espaço Aprendiz, resultado de parceria entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) e a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (STRb/PE), que inicia agora o atendimento, de forma remota, para orientar os empresários em busca de se adequarem à Lei de Aprendizagem. O espaço tem previsão para funcionar presencialmente a partir de outubro, no Ministério do Trabalho em Emprego. Veja mais informações aqui.

Assista ao II Fórum Aliança NEO Brasil: