Notícias

NEO Brasil: um legado de inovações para o futuro

Por 8 de outubro de 2020outubro 27th, 2020Sem comentários

Evento NEO Legado

O projeto NEO Brasil – Novas Oportunidades de Emprego para Jovens encerra um ciclo de três anos de atuação em Pernambuco. A iniciativa, é uma parceria entre secretarias do estado, empresas e instituições atuantes nas áreas de educação e trabalho que visa melhorar o ecossistema de empregabilidade para os jovens, através de ações de formação, orientação, intermediação, fortalecimento institucional e articulação intersetorial.

Trazendo os resultados quantitativos e qualitativos do projeto, com depoimentos das entidades participantes, o encontro virtual NEO Brasil: um legado de inovações para o futuro ocorre dia 20 de outubro, às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Aliança.

O NEO é um programa inovador que também foi implementado em outros nove países da América Latina e Caribe, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/BID LAB. Nele, empresas, governos e sociedade civil trabalham em Aliança a fim de promover soluções para fechar a lacuna entre a formação dos jovens desempregados e a demanda por pessoal qualificado.

No estado de Pernambuco, o programa NEO está sendo desenvolvido desde junho de 2017, junto à rede de escolas técnicas da Secretaria de Educação e do SENAI, e das Agências de Trabalho, beneficiando cerca de 80 mil jovens.

“O desafio agora é buscar novos apoios para dar continuidade e expandir a iniciativa, mantendo a Aliança Neo sustentável ao longo dos próximos anos”, comenta a Coordenadora Geral NEO Brasil, Neylar Vilar.

RESULTADOS – Na Secretaria da Educação e Esportes de Pernambuco, 94 unidades receberam ações da NEO, beneficiando 66.664 alunos das escolas técnicas do estado e de educação profissional à distância. Dentre as atividades, foram promovidos programas de fortalecimento institucional e de capacitação, responsáveis por formar 510 professores e outros profissionais em metodologias inovadoras de educação, como Educação 3.0. Além disso, as instituições de ensino receberam atividades do Projeto de Vida e Integração Escola – Empresa.

O legado NEO perdura mesmo após a finalização do projeto, pois os aprendizados foram incluídos nas práticas pedagógicas e até mesmo no currículo escolar.

“Ao longo desses três anos, foram construídas relações e aprendizados que certamente vão continuar repercutindo dentro da Secretaria de Educação e Esportes do estado. Nós criamos pontes, estreitamos laços, inclusive abrindo diálogo com várias instituições. Nós temos o desafio de apoiar os jovens pernambucanos na concretização de seus projetos de vida, e isso se torna possível com essa união de forças. Esse foi um grande aprendizado para todos que fizeram parte da Aliança NEO”, compartilha Maria Medeiros, secretária Executiva de Educação Integrada e Profissional da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco.

Já nas nove unidades escolares do SENAI participantes do projeto NEO, somam-se mais 67 profissionais formados em metodologias inovadoras introduzidas pelo programa, que foram multiplicadas pela própria instituição para mais de 100 educadores, contribuindo com mais 6.505 estudantes impactados positivamente.

“O projeto NEO veio para contribuir, qualitativamente, na formação dos nossos alunos, ao trabalhar as competências socioemocionais, envolver a família e, acima de tudo, prepará-los para a inserção no mercado de trabalho. Foi tão significativo que nós tivemos boa devolutiva da família do aluno, pois as relações interpessoais foram fortalecidas com o projeto”, informou a diretora de Educação do SENAI-PE, Carla Abigail.

Além disso, a diretora também afirma que as empresas que contrataram esses estudantes como jovens aprendizes compartilharam feedbacks positivos, relatando que os mesmos se apresentam mais atentos e disciplinados em suas funções. Preparando-os ainda mais para os desafios do mercado de trabalho, seja o formal ou com viés empreendedor, foi realizada a série online “Pega a visão: um novo olhar sobre trabalho para as juventudes” –, que teve oito episódios e, até agora, mais de 35 mil visualizações.

Ainda garantindo melhores resultados em empregabilidade, as 18 Agências de Trabalho beneficiadas pelo NEO tiveram 38 profissionais de intermediação e captação de vagas capacitados, preparando-os para entenderem as características e necessidades do mercado de trabalho para jovens. Só nos últimos meses, o fruto dessa parceria foi o encaminhamento de mais de 4 mil jovens para vagas de trabalho. Isso tendo sempre o alinhamento com o respeito a questões de gênero, proporcionado por meio da participação transversal da Secretaria da Mulher de Pernambuco, que ofertou apoio político e técnico em todas as ações do projeto NEO.

Outros destaques de articulação intersetorial foram desenvolvidos através da realização do Fórum NEO, que em sua segunda edição dialogou com empresas sobre a aplicação da Lei de Aprendizagem e promoveu a inauguração do Espaço Aprendiz, localizado na sede da Superintendência Regional do Trabalho.

NEO EM PERNAMBUCO – O NEO foi desenvolvido em Pernambuco mediante uma aliança público-privada coordenada pelo Instituto Aliança e integrada pelas Secretarias estaduais de Educação e Esporte; do Trabalho, Emprego e Qualificação; da Mulher; SESI/ Unindústria; SENAI-PE; Núcleo de Gestão do Porto Digital; Arcos Dourados, CESAR School e Superintendência Regional do Trabalho – PE, com apoio da Microsoft e EDULIVRE.

SERVIÇO
Evento: NEO Brasil: um legado de inovações para o futuro
Quando: 20 de outubro (terça-feira), das 16h às 18h
Onde: No Canal do Instituto Aliança, no Youtube: http://bit.ly/neolegado
Inscreva-se: http://bit.ly/neolegado-participe

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO ENCONTRO

16h – Boas Vindas
Antônio Marinho – Mestre de Cerimônias

16h10 – Legado NEO na América Latina
Elena Heredero, Especialista Líder BID Lab

16h20 – Legado NEO no Brasil
Adenil Vieira, Diretora do Instituto Aliança

16h30 – Conclusões da avaliação externa
Débora Costa, Diretora Técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH)

16h40 – Eu sou NEO
Depoimentos de diferentes atores sobre as iniciativas NEO Brasil

17h – Painel NEO: Um legado de inovações para o futuro
Frederico Amancio, Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco
Sílvia Cordeiro, Secretária da Mulher de Pernambuco
Alberes Lopes, Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação
Lívia Gouvea Gomes, Especialista em Mercado de Trabalho BID/Brasil
Ana Carolina Salgado, Diretora Acadêmica da CESAR School
Carla Abigail, Diretora de Educação do SENAI-PE