EDUCAÇÃO 3.0

Em um mundo de mudanças constantes, as habilidades para o trabalho também se transformam, requerendo que as pessoas estejam familiarizadas com ambientes tecnológicos. Assim, a Aliança NEO Brasil convidou a CESAR School para criar e executar capacitações  de professores e educadores em ferramentas e técnicas baseadas na Educação 3.0 que auxiliem e/ou facilitem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

As formações que aconteceram entre 2018 e 2019 beneficiaram docentes da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco, do SENAI e do IFPE – Instituto Federal de Pernambuco.

A Educação 3.0 é uma tecnologia educacional que traz os dispositivos de comunicação digitais para o ambiente da aprendizagem e estimula a produção e a troca de conhecimentos.

A metodologia não enfatiza o olhar para o artefato tecnológico em si, seus espaços virtuais e aplicativos, e sim em como essas plataformas podem servir de base para as interações, as trocas e a produção colaborativa entre estudantes e educadores.

Os educadores capacitados ressaltam que os benefícios gerados pela capacitação em  Educação 3.0 irradiaram para toda a escola, com o notável maior interesse dos jovens pelas aulas que seguiram a metodologia e maior confiança aos professores durante as aulas.

Avaliação realizada com os educadores após um ano de conclusão da capacitação revelou que 95% continua utilizando a metodologia e 94% consideram de muita relevância para melhoria de sua prática educacional.

Educação é preparar os estudantes para o mundo. Nós vamos prepará-los para esse mundo novo da mesma forma que seria no ambiente de trabalho. Nossas escolas devem refletir o que o mundo lá fora realmente é.

Marcela CoxGerente de projetos do CESAR School

No SENAI, a Educação 3.0 foi disseminada para mais de 102 professores em todas as unidades do estado. Para garantir a implementação da metodologia em toda a rede das escolas técnicas da Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco, durante o período de pandemia da COVID-19, foi  desenvolvida e implementada, em 2020, uma nova jornada de formação online para Multiplicadores das 16 gerências regionais de educação.

Uma vez multiplicada, a metodologia estará cada dia mais presente no cotidiano de aprendizagem dos 75 mil alunos da rede de ensino do estado.

Para saber mais, assista este vídeo, confira os nossos stories e leia o Manual Pedagógico do Multiplicador e Project Book: