EMPREGABILIDADE NAS ETE’S

O serviço de intermediação de trabalho para  jovens oferecido pelas escolas técnicas de Pernambuco, apontado pelo  Sistema NEO de Qualidade (SNQ) como uma das dimensões abaixo dos padrões, foi uma das ações prioritárias do Plano de melhoria  das Escolas Técnicas Estaduais (ETE) de Pernambuco.

Para melhorar a qualidade desse serviço, a Aliança NEO Brasil contratou a Calazans Consultoria para desenvolver e implementar em 2019 e 2020 capacitações dirigidas aos  Coordenadores de Integração Escola Empresa (CIEE) que atuam nas ETE’S. 

A experiência com o NEO ressignificou o papel do Coordenador Escola Empresa das ETE’S, otimizou o diálogo entre os professores e alunos, e intensificou a parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. A empregabilidade dos jovens tornou-se prioridade na nossa política de educação profissional.

Frederico AmancioSecretário de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco

CAPACITAÇÃO #1

Objetivos:

  • Fortalecer o desempenho e atribuições do papel dos Coordenadores de Integração Escola Empresa junto à escola, aos alunos e aos atores do ecossistema de intermediação e inserção laboral;
  • Aperfeiçoar as competências pessoais e técnicas dos CIEE na implementação de atividades que apoiem os alunos interessados e com disposição para ingressar no mercado de trabalho.

Para saber mais, leia:

CAPACITAÇÃO #2

Teve como objetivo consolidar e expandir as habilidades e posturas dos Coordenadores de Integração Escola Empresa, com o fim de impulsionar e elevar os índices de inserção de jovens no mundo do trabalho.

Jornada formativa:

  • Consolidação de dados obtidos ao longo da Capacitação #1
  • Oficina de capacitação presencial (12 horas)
  • Acompanhamento “in loco”: sete visitas a empresas da RMR
  • Monitoramento remoto