FÓRUNS NEO

Os Fóruns NEO têm como objetivo colocar em debate, entre diferentes atores do ecossistema de empregabilidade, temas que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços e das políticas neste campo, além de promover sinergia de recursos e esforços.

I FÓRUM NEO

Em uma economia cada vez mais dominada pelo uso de tecnologias, que vão de robôs à inteligência artificial, qual o cenário que estará reservado para os jovens e, em especial, para aqueles que estão se iniciando na carreira profissional? Essa foi a provocação que a Aliança NEO Brasil  fez aos participantes do fórum “O Jovem para a Empresa 4.0”, que aconteceu em novembro de 2019, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). 

Palestrante do Fórum, a especialista em gestão de carreira, Sofia Esteves, ressaltou a importância da Aliança NEO Brasil. “ É uma iniciativa fundamental para que o Brasil possa levar conscientização para todos os setores da sociedade de que precisamos melhor preparar o jovem para o mercado de trabalho”, pontuou.

“Por outro lado, também é preciso uma preparação nas empresas para receber esses jovens. Nós necessitamos muito dessa força jovem para poder fazer as inovações e transformações que o mundo está precisando”, complementou a profissional.

II FÓRUM NEO

Com o tema “A Lei é Legal: Diálogos sobre Aprendizagem”, o fórum foi realizado em setembro de 2020, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Aliança.

No Brasil, a Lei de Aprendizagem está em vigor desde 2000 e assegura que as empresas de médio a grande porte componham seu quadro de funcionários com um mínimo de 5% de menores aprendizes, e um máximo de 15%, tanto em cargos de trabalho quanto em modalidade de estágio.

Essa iniciativa garante que estudantes do Ensino Médio adentrem de forma mais eficiente no mercado de trabalho, uma vez que eles passam a ter direito também à formação técnico-profissional. A fim de estimular uma maior adesão das empresas ao cumprimento da legislação, a Aliança NEO Brasil promoveu este fórum.