PROJETO DE VIDA

Desenvolvida e implementada pela S&OL Consultoria, a capacitação em Projeto de Vida  teve como objetivo fortalecer a qualidade dos serviços de orientação vocacional, escolhas profissionais e projeto de vida dos alunos das escolas de educação profissional da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco e do Serviço Nacional de Aprendizagem – SENAI/ PE, com base nas competências socioemocionais, principal demanda dos empregadores para a inserção de profissionais no mundo do trabalho.

Iniciada em 2018, a implementação incluiu a elaboração de planos de aula, a capacitação de 112 educadores em 47 escolas e a supervisão coletiva para orientações técnicas na implementação dos Planos de Aulas. A metodologia Projeto de Vida já impactou mais de 13 mil alunos no último ano de formação.

Com as aulas do Projeto de Vida eu me sinto acolhida e percebo que meus sentimentos são respeitados por todos. Eu espero ansiosamente essa aula toda semana, pois ela me proporciona um ambiente de reflexão e autoconhecimento.

Maria AliceAluna da ETE Edson Mororó

Muito bonito sentir o entusiasmo dos/as professores/as participantes de tantas iniciativas fantásticas da Aliança NEO, e essa, do Projeto de Vida é uma das mais lindas.

George BentoGerente de Educação Profissional SEE-PE

IMPACTO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

Em evento realizado no dia 12 de dezembro de 2019, a Secretaria de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco apresentou suas diretrizes para a Educação Integral e Profissional. Na ocasião, o secretário Frederico Amancio destacou a metodologia Projeto de Vida como inspiração no desenvolvimento das políticas públicas.

“Em 2020 vamos avançar de forma estrutural. Começaremos pelo Projeto de Vida, inspirados na Aliança NEO Brasil, estamos remodelando juntos esse componente e vamos acompanhar de perto a escolha dos professores e sua consequente execução”, destacou.

O secretário  também ressaltou a importância de darmos um olhar especial aos jovens estudantes. “O estudante e seu projeto de vida é o centro de tudo. Todo o nosso trabalho educativo deve emanar disso. Está na nossa mandala, e mais, está nos princípios da Educação Interdimensional”, pontuou.