RESULTADOS NEO

O ecossistema de empregabilidade de jovens apresenta problemas estruturais importantes, com serviços desconectados, fragmentados, de baixa qualidade e com pouco alcance. A partir dessa constatação, o foco da atuação do NEO nesses três anos de atividade (2017-2020) foi no aperfeiçoamento dos serviços de formação, orientação e intermediação laboral oferecidos pelas instituições que compõem esse ecossistema. 

Dessa forma, a Aliança NEO Brasil contribuiu para reduzir a lacuna entre as habilidades e competências dos jovens e as demandas do mercado por mão de obra qualificada

Confira abaixo alguns números do programa e os resultados que evidenciaram o legado da aliança e das soluções geradas:

INVESTIMENTOS

NEO BRASIL EM NÚMEROS

INDICADORES DE OCUPAÇÃO

* Meta prejudicada em decorrência da pandemia de Covid-19.

Representação amostral de um universo de 30.000 jovens, de 29 escolas, concluintes em 2019 e 2020.
Fonte: Zigla, 2020.

AVALIAÇÃO EXTERNA

A pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) ouviu 94 pessoas, incluindo dirigentes, gestores(as), educadores(as), agentes de intermediação de mão de obra e jovens.

 SOBRE O LEGADO DA ALIANÇA

“Legado” = “o que é transmitido às gerações que se seguem”

  • A Aliança NEO Brasil está viva e foi assimilada como legado de governança exitosa em Pernambuco.
  • O NEO colocou em funcionamento uma nova cultura de governança coletiva e  intersetorial, com abordagem inovadora, focada no ecossistema de empregabilidade juvenil, com resultados estruturais e com potencial de avançar de forma sustentável.
  • A Aliança, uma articulação público-privada, tem como desafio agora envolver e engajar mais o empresariado.
SOBRE O LEGADO DAS SOLUÇÕES GERADAS
  • O Sistema de Qualidade NEO foi e é fundamental para criar sistemática e cultura de aperfeiçoamento, tanto do trabalho burocrático como do pedagógico, com sistematização, registro, coleta de evidências e monitoramento contínuo da gestão escolar;
  • As capacitações do programa NEO mudaram a mentalidade dos(as) profissionais, inovaram suas  práticas pedagógicas e transformaram visões em relação à importância do protagonismo e do potencial dos(as) jovens, aproximando a formação das demandas do mercado.
  • A Metodologia da Educação 3.0 proporcionou inovação em sala de aula, facilitando a migração de professores(as) e alunos(as) para o ensino híbrido, no contexto da pandemia de Covid-19.
  • As capacitações em Empregabilidade nas Escolas Técnicas fomentaram maior foco na empregabilidade dos(as) jovens, fechando a lacuna existente na formação profissional técnica, relativa ao papel da escola na inserção do(a) jovem no mercado de trabalho.
  • O Projeto de Vida propiciou uma mudança de paradigmas, ao despertar a importância das habilidades socioemocionais dos(as) jovens para a competitividade no mercado de trabalho.

UM CONVITE PARA FAZER MAIS E MELHOR

Desde a chegada do programa NEO no Brasil, no ano de 2017, atravessamos juntos muitos desafios durante a trajetória: instabilidade política pós-impeachment da presidenta Dilma Rousseff, eleições e mudanças de governantes e políticas nos âmbitos federal e estadual, casos ininterruptos de corrupção, índices crescentes de desemprego, disparada do dólar e, como se não bastasse, a pandemia de Covid-19.

E ainda assim, mesmo com tamanha adversidade, a Aliança NEO Brasil se manteve firme e, com competência técnica e uma boa dose de resiliência, conseguiu construir importantes articulações, realizar estratégias e ações inovadoras, transformar mentalidades, práticas e culturas organizacionais, além de fortalecer e aperfeiçoar o ecossistema de empregabilidade de jovens no estado de Pernambuco.

O significativo legado conquistado pelo programa NEO Brasil, mesmo em um cenário político, econômico e social tão volátil, nos credencia tecnicamente a afirmar que podemos fazer mais e melhor pelo aperfeiçoamento dos jovens para as oportunidades de trabalho. Estamos cientes de que, apesar dos inúmeros avanços conquistados através das nossas iniciativas, as novas gerações continuarão precisando de apoio e a Aliança NEO Brasil seguirá motivada, acreditando e trabalhando por essa causa.

E você, quer se juntar a nós para fazer mais e melhor? Fale comigo.

Neylar Vilar  ∙ neylar@neobrasil.org

EVENTO DE CELEBRAÇÃO

Evento NEO Legado

Tema: NEO Brasil: Um legado de inovações para o futuro
Quando: 20 de outubro de 2020
Hora: 16h às 18h
Onde: Canal Youtube do Instituto Aliança

Trazendo os resultados quantitativos e qualitativos do projeto, com depoimentos das entidades participantes, o encontro virtual NEO Brasil: um legado de inovações para o futuro ocorreu com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Instituto Aliança.

Leia o release e assista a gravação deste encontro: