SISTEMA DE QUALIDADE NEO

O Sistema de Qualidade NEO (SQN) tem o objetivo de assegurar que o ecossistema de empregabilidade juvenil aprimore processos e práticas baseados em padrões internacionais de qualidade desenvolvidos pelo programa NEO.

Criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela International Youth Foundation (IYF), o Sistema de Qualidade NEO é peça-chave do programa NEO nos dez países da América Latina e Caribe onde o programa foi implementado.

Desenvolvido a partir da sistematização de experiências e aprendizados, o SQN possibilita que as organizações de formação, orientação e inserção profissional identifiquem pontos fracos por meio de um processo de autoavaliação e desenvolvam planos de melhoria a serem implementados com o apoio da iniciativa NEO.

No Brasil, após 16 meses e englobando as 29 escolas participantes, a estratégia de implementação dos padrões de qualidade pela Aliança NEO Brasil promoveu melhoria em todas as oito dimensões do Sistema de Qualidade NEO, conforme autoavaliação realizada à luz dos Planos de Melhorias.

Além desse resultado, o próprio processo de implementação foi considerado um ganho, na opinião das equipes participantes, com destaque para o uso sistemático de evidências, como exigido pelo Sistema de Qualidade NEO, que serviu para que muitas escolas melhorassem os seus processos e fizessem a descoberta de ferramentas institucionais.

Saiba mais detalhes sobre a iniciativa acessando o relatório final: